Autopeças faturam 12,8% a mais no primeiro bimestre
9 de maio de 2019Qual é o impacto da inteligência artificial na indústria de manufatura
30 de maio de 2019ABIMAQ divulgou os dados em primeira mão na abertura da Expomafe 2019, que vai até sábado (11) no São Paulo Expo.
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou os dados conjunturais do setor, tendo como base o primeiro trimestre do ano, no primeiro dia da EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que vai até o dia 11, no São Paulo Expo. Na ocasião, João Carlos Marchesan, presidente do Conselho da entidade, destacou que “o setor tem urgência para crescer”.
De acordo com o dirigente, no mês de março a receita líquida de máquinas e equipamentos se manteve estável em relação a fevereiro, ao passo que, no trimestre, o desempenho foi positivo, com 6% a mais. Segundo a ABIMAQ, o protagonista foi o mercado doméstico (+18%), cujas vendas ganharam participação no consumo aparente nacional. Para a entidade, o que se espera é que o setor atinja um faturamento acima do observado em 2018, embora as taxas de crescimento, provavelmente, serão menores.
A associação revelou que, em março deste ano, o setor registrou resultado positivo nas exportações em relação ao mês anterior, com 27,2%, e ante ao mesmo mês do ano passado, com 0,6%. A taxa de queda recuou e o resultado do trimestre passou de -17,7% para -11,7%.
Entre os setores estrangeiros que mais compraram máquinas e equipamentos nacionais, estão o de máquinas de logística e construção civil, com 57,2%, com destaque para o aumento nas vendas de máquinas rodoviárias (69%). Os componentes para a indústria de bens de capital também marcaram presença (42,8%), pontuando o aumento das vendas de válvulas industriais (141%). Os produtos brasileiros foram destinados, por ordem de classificação, para os Estados Unidos, Europa e América Latina.
Já as importações cresceram 12,2% em março sobre o mês anterior e recuperou parte da queda observada em fevereiro. Na comparação interanual, o resultado foi de 1,9% a menos, indicando, conforme a ABIMAQ, que a demanda interna por produtos importados continua abaixo do esperado. A China segue como a principal fornecedora de máquinas e equipamentos para o mercado brasileiro.
Por sua vez, o nível de utilização da capacidade instalada (NUCI), ao longo do primeiro trimestre do ano, ficou em 0,4% acima do que foi registrado na mesma época do ano passado. E a taxa de emprego oferecida pelo setor de máquinas e equipamentos ficou em 300 mil postos de trabalho em 2018, apresentando uma melhora de 0,2% em março deste ano. A ABIMAQ ressalta que a expectativa para 2019 é, inclusive, a manutenção dessas taxas de crescimento.
A EXPOMAFE 2019, 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo, se tornou a principal feira do segmento na América Latina já em sua segunda edição. O evento apresenta as últimas inovações de mais de 750 marcas nacionais e internacionais em acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metal mecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressão 3D.
São esperados mais de 55 mil visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países; entre eles, compradores, engenheiros, técnicos, executivos e coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do setor metal mecânico, técnicos em logística, fabricantes de máquinas e equipamentos e demais profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura
REALIZAÇÃO
ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
Sobre a Informa Exhibitions
A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.
Sobre a Informa PLC
A Informa PLC é um grupo líder internacional de serviços de informações entre empresas que opera em mais de 30 países. Nós criamos feiras lideradas por transações e eventos baseados em conteúdo, dados de especialistas, produtos de serviços de inteligência e marketing, bem como pesquisas acadêmicas e conteúdo acadêmico especialista orientado por referências. Nossos produtos e serviços ajudam empresas e profissionais a se conectar, aprender, fazer negócio e conquistar uma vantagem sobre a concorrência. A Informa é cotada na Bolsa de Valores de Londres e é membro do FTSE 100.
EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Data: 7 a 11 de maio de 2019
Horário: Das 10h às 19h (dia 11, das 9h às 17h)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio oficial: Romi
Expositores: mais de 750 marcas nacionais e internacionais
Setores: acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D
Público: mais de 55 mil compradores e visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países
Entrada: profissionais do setor, mediante credenciamento gratuito no local ou pelo site https://www.expomafe.com.br/
Mídias Sociais: facebook.com/expomafe / Linkedin: company/expomafe
Fonte: Site CIMM (Publicação: 08/05/2019)